APRESENTAÇÃO


Associar a excelência como investigador à competência como professor é prerrogativa rara. Em José Sebastião e Silva (1914–1972) essa associação foi constante ao longo da sua vida.  Autor de notáveis trabalhos científicos que contribuíram para novas linhas de estudo e de investigação, Sebastião e Silva foi um dos matemáticos portugueses de maior projeção internacional.

Pelas reformas que protagonizou, os pareceres que emitiu sobre os vários níveis de ensino, do primário ao superior, os textos de referência que escreveu, pelo seu envolvimento na formação de professores e pelos discípulos que deixou, José Sebastião e Silva desempenhou um papel inovador e determinante no ensino da Matemática em Portugal e em língua portuguesa.

Em 1973 , após o seu falecimento, a FCUP adquiriu mais de 500 títulos da sua biblioteca pessoal. A sua riqueza e transversalidade em relação a várias áreas do conhecimento ajudam-nos a conhecer melhor Sebastião e Silva como matemático e como professor.

A Biblioteca da FCUP associou-se à comemoração do centenário do seu nascimento, preparando um percurso documental que integra a exposição itinerante “José Sebastião e Silva (1914–1972): O Cientista e o Professor” da ULisboa/SPM e uma seleção de livros da sua biblioteca pessoal.